segunda-feira, 30 de abril de 2012

Bilionário pretende construir réplica do Titanic em tamanho real


Apenas algumas semanas após o centésimo aniversário da colisão do Titanic com um iceberg, o bilionário australiano Clive Palmer anunciou que pretende construir uma réplica em tamanho real do navio mais famoso de todos os tempos. Para isso, ele já teria inclusive um estaleiro chinês escolhido para abrigar a construção.

Além da contratação da empresa, Palmer já contaria com uma equipe pronta para recriar com perfeição todos os detalhes dos nove andares do navio de cruzeiro, que contava com 840 quartos. Segundo informações do Daily Mail, o Titanic II também deve apresentar as quatro imponentes chaminés, mas elas têm apenas fins estéticos, já que o navio deve usar diesel como combustível.

O Titanic II promete ser equipado com “tecnologias do século XXI”: além de ter garantias de que não vai afundar, ele vai trazer academias, spas e todas as comodidades que as pessoas esperam de navios de cruzeiro de luxo.

Esse é apenas o primeiro dos quatro navios de cruzeiro encomendado pelo bilionário ao fabricante chinês. A construção do Titanic II deve começar ainda no próximo ano e a viagem inaugural já estaria marcada para 2016. O custo do projeto ainda não foi revelado.

Fonte: TecMundo

Computadores já podem corrigir provas com questões abertas


No futuro, os professores podem perder o seu espaço para os computadores na hora de corrigir as provas. Quando o assunto são as provas de múltipla escolha, as máquinas já assumiram a tarefa. Afinal, é muito mais rápido para um computador atribuir verdadeiro ou falso a uma questão do que para um ser humano.

Um estudo publicado pela Discover Magazine aponta que já é possível deixar as máquinas corrigirem até mesmo as provas discursivas. Um software em desenvolvimento no MIT realizou a correção de cerca de 20 mil provas, e o resultado foi que as notas atribuídas pela máquina ficaram muito próximas das avaliações feitas pelos professores.

A pesquisa está sendo conduzida por Les Perelman, professor de redação do MIT. Segundo ele, ainda é cedo para a tecnologia substituir os professores na hora da correção de uma prova, porém tudo está se encaminhando para que, no futuro, esse trabalho também possa ser feito pelas máquinas.

Fonte: TecMundo

Carnaúba dos Dantas sediará Torneio Intermunicipal de Sinuca neste domingo

Mais um importante torneio de sinuca acontecerá na região do Seridó. Neste domingo, dia 06, a partir das 8 horas da manhã no Salão de Edinho em Carnaúba dos Dantas, com 3 sinucas (mesão). A inscrição custará R$30,00 e o nível é aberto para todo o Seridó. A organização do torneio é de Júnior Toscano e Edinho.


Fonte: Blog do Totinha

sexta-feira, 27 de abril de 2012

TRT/RN: acessibilidade garantida em audiência da 6ª Vara do Trabalho


A importância da garantia da acessibilidade aos portadores de deficiência na Justiça do Trabalho potiguar foi traduzida em prática na tarde de hoje(25), em audiência conduzida pela juíza Maria Auxiliadora Rodrigues na 6ª Vara do Trabalho de Natal.

Uma reclamação trabalhista em que a reclamante pedia na inicial verbas rescisórias em razão de sua demissão do emprego seria apenas mais uma ação dentre as ações que cotidianamente dão entrada na Justiça do Trabalho, se não fosse o fato da empregada ser portadora de deficiência na fala e na audição.

Para realizar a audiência, a juíza Maria Auxiliadora Rodrigues contou com a colaboração de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que “funcionou como interlocutora, sem a qual, não seria possível a condução da lide e a discussão dos aspectos do conflito entre as partes” reconheceu a juíza.

As audiências da 6ª Vara comumente ocorrem no período da manhã. “Essa audiência foi marcada para as 14 horas para que nós tivéssemos todo o tempo necessário para a resolução do conflito”, destacou a Auxiliadora.

Ao final, as partes conciliaram e as representantes da empresa Guararapes Confecções S/A e a reclamante conciliaram, e formalizaram acordo, comprometendo-se a empresa a realizar o pagamento de verbas contidas no pedido da reclamante.

Para a juíza Maria Auxiliadora “a precípua função da Justiça é de ouvir as partes. Não se pode falar em acessibilidade sem que uma delas tenha não tenha o direito de ser ouvida. O mínimo que a Justiça podia fazer, neste caso, para conceder dignidade à reclamante, era lhe dar a certeza que havia sido compreendida”, afirmou.

Ascom – TRT 21ª Região

TRT-RN: Juízes aprendem novas técnicas de interrogatório


Durante as fases do processo, o interrogatório de testemunhas e de reclamantes é um ato fundamental para apuração dos fatos e uma ferramenta importante para o trabalho do juiz no trabalho de produção de provas e elucidação de dúvidas.  

Para atualizar seus juízes nas técnicas de investigação baseadas no interrogatório, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região realizou um curso de Coleta da Prova Oral, em sua Escola Judicial, ministrado pelo bacharel em Direito e agente da Polícia Federal, Oscar Marcelo Silveira.

“Passamos aos juízes conceitos de psicologia da comunicação, linguagem corporal, noções de análise do discurso e de detecção de mentiras. Essas são informações muito importantes para o magistrado durante uma coleta de prova oral”, destaca o professor.

Oscar Marcelo Silveira alerta que é preciso ficar atento à postura do depoente, às suas expressões faciais e ao modo de falar. “Esses são indicativos de veracidade ou de mentira diante dos questionamentos e o juiz precisa observar todos os tipos de linguagem, como a fala, as inflexões e o movimento corporal”, explica.

Entre as dicas para um bom interrogatório, relaciona Oscar, está a postura do interrogador, a disposição dos móveis na sala de audiência e até a cadeira usada pelo depoente.

“O interrogador deve estar próximo dele, pois é muito mais difícil mentir quando se está frente a frente da pessoa que questiona”, ensina o instrutor. “A cadeira do depoente deve ser rígida e sem braços para que o interrogado esteja livre e o magistrado analise melhor as reações dele durante a audiência”, finalizou Oscar Marcelo Silveira.

O curso de Coleta da Prova Oral vem sendo realizado em outros TRTs do país, como o do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, Alagoas, Sergipe, Goiás e Brasília.

Ascom – TRT 21ª Região

TRT na TV: Justiça & Trabalho explica insalubridade e periculosidade


O programa Justiça & Trabalho desta semana mostra uma reportagem sobre o lançamento, nas obras do estádio Arena das Dunas, em Natal, da campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Construção Civil.

Você também vai conhecer as ações desenvolvidas pelo TRT potiguar para conscientizar trabalhadores e empregadores sobre a importância da promoção da saúde e da segurança do trabalho no dia-a-dia das empresas.

Na entrevista com o jornalista Manassés Campos, o juiz do trabalho Décio Teixeira de Carvalho Junior explica o que caracteriza a insalubridade e a periculosidade no ambiente de trabalho.

Produzido pela Assessoria de Comunicação do TRT da 21ª Região (TRT-RN), o programa Justiça & Trabalho é veiculado nacionalmente pela TV Justiça, aos sábados (17h30) e às segundas (7h30) e pode ser visto pela Cabo-Telecom (canal 33), Direct TV (canal 209), Sky (canal 117) e Jet TV (canal 26).

O programa do TRT-RN também pode ser visto pela TV Nominuto (canal 27 - Cabo Telecom), aos sábados (9h) e na TV Mossoró, às quartas (21h30) e sábados (14h30).

Ascom – TRT 21ª Região

Rank dos Blog mais acessados de Carnaúba dos Dantas-RN - Mês de Abril.


1º Blog do Totinha                                    251,308
2º Carnaúba em Foco                              273,753 
3º Blog do JCN                                         369,452
4º Carnaúba Verdade                              383,244
5º Carnaúba Notícias                               418,873
6º Voz do Povo                                          527,740
7º Guarda Noturno                                    831,708
8º Carnaúba Jovem                                  1,383,133
9º DJ Juninho                                             1,707,144
10º Seridozando                                        3,739,638
11º English Tips                                         4,110,591
12º Monte do Galo                                     5,400,261
13º Amigos de Santa Vitória                    6,636,236
14º Free Eventos                                       9,746,855
15º Angélica Locutora                            13,874,903
16º Grupo de Oração                             15,609,159

Estes são os blogs atualizados do município de Carnaúba dos Dantas. Apenas para esclarecer o Alexa mede o tempo de permanência, não necessariamente mede o número de acessos por dia, segundo não encare como competição apenas segue o ranking que claro tem as suas regras. Confira os blogs que foram atualizados nos últimos 3 meses. Caso o seu blog não esteja na lista, favor enviar um e-mail para cliquefest@hotmail.com

Lembrando que o principal objetivo é divulgar e não competir. 

A classificação acima foi baseada no site/medidor de acessos Alexa.com na data de 26/04/2012.

Fonte: Blog do DJ Juninho

Carta de músico do Titanic é vendida por quase US$ 155 mil


Uma carta escrita pelo líder da banda que tocava no Titanic e enviada a seus pais na Inglaterra cinco dias antes de o navio bater em um iceberg e afundar -- há um século - foi vendida por 154.974 dólares em um leilão online na quinta-feira.

Um grupo de investimento norte-americano (cujo nome não foi divulgado) comprou a carta escrita pelo britânico Wallace Hartley, na época com 33 anos, que liderava a banda formada por oito músicos que tocavam ragtime e outros estilos para acalmar os passageiros enquanto o navio deslizava lentamente pelas ondas do Atlântico norte.

“Ela dá o microcosmo da tragédia toda", disse da carta o executivo Bobby Livingston, da RR Auction, com sede em New Hampshire, que conduziu a venda. "Havia a esperança de que ele visse seus pais de novo", acrescentou, em uma entrevista.

Hartley enviou a carta no dia 11 de abril de 1912 durante a parada do navio em Queenstown, na Irlanda, de acordo com Livingston. O Titanic afundou nas primeiras horas do dia 15 de abril, na viagem de estreia a partir da Inglaterra, deixando 1.517 mortos.

“Temos uma boa banda e os garotos parecem muito legais", escreveu Harley na carta, prometendo visitar os pais no domingo seguinte à sua volta. "Este é um ótimo navio e uma porção de dinheiro deve ter sido colocada nele", acrescentava Hartley.

Fonte: TecMundo

Astrônomos descobrem planeta habitável fora do sistema solar


De acordo com uma notícia publicada pelo The Telegraph, uma equipe internacional de astrônomos encontrou um planeta que pode oferecer condições ideais para suportar a vida. Batizado de Gliese 667Cc, ele foi encontrado orbitando ao redor de uma estrela anã vermelha a 22 anos-luz de distância do nosso planeta.

Embora os cientistas das Universidades de Göttingen, na Alemanha, e da Califórnia, nos Estados Unidos, calculem que o planeta receba 10% menos luz de sua estrela do que a Terra recebe do Sol, como essa luz se encontra na faixa do infravermelho, isso significa que ele recebe praticamente a mesma quantidade de energia que o nosso planeta.

Além disso, ele se encontra a uma distância ideal de seu sol, o que significa que a água presente nele pode ser líquida e as temperaturas de sua superfície podem ser semelhantes às nossas. De acordo com os astrônomos, o Gliese 667Cc possui uma massa quatro vezes e meia maior que a da Terra.

Santo Graal da Astronomia

O significado deste descobrimento equivale ao Santo Graal da Astronomia, pois 20 anos atrás os cientistas já discutiam se algum dia realmente seria possível encontrar um planeta fora do nosso sistema solar, sem mencionar um com a possibilidade de ser habitável.

O primeiro exoplaneta foi descoberto em 1995 e, desde então, foi confirmada a existência de, pelo menos, outros 760 planetas fora do nosso sistema solar. Contudo, os cientistas acreditam que apenas quatro deles poderiam ser habitáveis.

Fonte: TecMundo

Campus Party Recife é confirmada para julho


A Campus Party Brasil ganhará uma nova edição ainda este ano. A confirmação das datas aconteceu nesta semana e foi anunciada no Twitter por Paco Ragageles, cofundador do evento. Desta vez, os moradores do Recife contarão com a primeira edição da feira entre os dias 26 e 30 de julho deste ano. A feira de tecnologia acontecerá no Centro de Convenções da cidade. A organização do evento ainda não confirmou as atrações da Campus Party Recife.

Fonte: TecMundo

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Radiotelescópio gigante procura por matéria escura e até ETs


O Green Bank Telescope (GBT) foi construído no ano de 2000 e fica localizado no National Radio Astronomy Observatory (NRAO), na Virgínia Ocidental, Estados Unidos. Com proporções que chegam a causar espanto, o GBT é considerado o radiotelescópio mais avançado do mundo e a maior estrutura móvel do planeta.

De acordo com o Gizmodo, o prato do GBT possui medida de 100 por 110 metros, o que é praticamente o comprimento de um campo de futebol, que costuma ter de 90 a 120 metros. Além disso, ele é composto por 2.004 painéis de alumínio e pesa mais de 8,5 milhões de toneladas, além de possuir 147 metros de altura. Mesmo com esse tamanho todo, ele pode se locomover por trilhos que formam um círculo de 64 metros de diâmetro.

O “monstro” já foi responsável por algumas descobertas intrigantes, como três pulsares que habitam o aglomerado de estrelas M62, o campo magnético em forma de espiral na nuvem molecular de Órion e uma superbolha de hidrogênio na constelação de Ofiúco. Em operação durante cerca de 6,5 mil horas por ano, o GBT procura por pulsares, átomos e moléculas no espaço profundo. Além disso, cientistas também têm usado esse telescópio como ferramenta no projeto SETI, para encontrar civilizações extraterrestres.

A National Science Foundation também já usou o “grandão” para analisar grandes porções do universo e descobrir como elas se modificaram com o passar do tempo, procurando também por pistas da existência de matéria escura.

Fonte: TecMundo

TRT/RN: Vice-presidência realiza audiência de dissídio coletivo


O desembargador José Rêgo Júnior, vice-presidente do tribunal realizou na tarde desta quarta-feira (25), audiência de dissídio coletivo, com a finalidade de buscar solução de situação conflituosa entre entidades representativas de categorias.

A audiência teve como parte suscitante, a Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e como suscitado o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares do Estado do Rio Grande Do Norte. O centro da discussão do dissídio é o pedido da Federação em estabelecer quantitativos relativos aos valores de pisos salariais dos trabalhadores.

Não havendo conciliação entre as partes o Sindicato dos empregados apresentou defesa, que foi devidamente deferida e juntada aos autos, sendo concedido o prazo de dez dias, com início em 30 de abril, à assessoria jurídica da Federação Nacional para manifestar-se sobre a defesa e documentos apresentados pelo Sindicato.

A Federação formulou emenda à petição inicial, para fixar o primeiro piso salarial em R$ 637,00 e o segundo, em R$ 662,00, haja vista a convenção firmada com a categoria dos bares e restaurantes do Rio Grande do Norte. O Ministério Público do Trabalho e o Sindicato concordaram com a retificação da petição inicial. A sessão foi suspensa e remarcada a continuação dos trabalhos para 16 de maio, às 15h, na sala de audiências da vice-presidência.

Fonte: Ascom - TRT/21ª Região

Prefeito recebe visita da gerente do BNB de Jardim do Seridó


Carminha (branco), Dalva e o prefeito Alexandre


O prefeito de Carnaúba dos Dantas Alexandre Dantas de Medeiros (Boboca) recebeu na manhã desta quinta-feira (26), na prefeitura municipal, a gerente geral do BNB de Jardim do Seridó Dalva Nise Santos acompanhada de Carminha Duarte, Agente de Desenvolvimento do BNB.

A visita das agentes bancárias foi de cortesia, mas aproveitou-se para falar das ações que o BNB desenvolve em Carnaúba dos Dantas, que, seguramente, fortalecem o setor de geração e emprego na comunidade, além, é claro do apoio inconteste ao homem do campo no financiamento de equipamentos e na compra de animais, entre outros.

"A agência do BNB de Jardim do Seridó conseguiu o primeiro lugar no Nordeste pelo cumprimento das metas em 2011" afirmou feliz Carminha Duarte.

Oportunamente, o BNB colocou-se a disposição para ser o agente financeiro da movimentação dos recursos para construção do novo matadouro público, fruto de emenda parlamentar do deputado João Maia (PR), cujo montante é da ordem de R$ 600 mil reais, visto com bons olhos pelo chefe do executivo carnaubense.

No final, o prefeito agradeceu a visita de Dalva e Carminha e, mais uma vez, colocou-se a disposição para fortalecer ainda mais a parceria entre o BNB e o município de Carnaúba dos Dantas. "O BNB é um parceiro forte da nossa comunidade e muito tem ajudado a gerar emprego e renda para nosso povo" completou o prefeito.

Reportagem e fotos: Tota de Aristóteles

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Kaká será o primeiro atleta com 10 milhões de seguidores no Twitter


O jogador de futebol brasileiro Kaká está muito perto de ser tornar o primeiro atleta no mundo a ter mais de 10 milhões de seguidores no Twitter. O meio-campo do Real Madri está conquistando milhares de seguidores por dia por tuitar em português, inglês e espanhol.
Somente na tarde da última segunda (23), Kaká ganhou mais de 35 mil fãs na rede social. De acordo com o site de estatísticasTwitterCounter.com o perfil de Kaká está na posição 17 dos mais seguidos no mundo e é o primeiro entre os esportistas. Logo atrás do jogador está Cristiano Ronaldo, seu companheiro de clube, com pouco mais nove milhões e na terceira posição está o ex-jogador de Basquete Shaquille O’Neal com 5,5 milhões de seguidores.
Kaká parece não estar ligando muito para estes números. Ele mesmo gerencia a sua conta, que normalmente é feito por assessorias de imprensa. No Twitter, o jogador compartilha como está seu dia, envia fotos e interage com seus fãs, respondendo tuites e retuitando muitos amigos.
Fonte: Tech Tudo

Rompimento de cabos deixa usuários do sul do Brasil sem Internet


Alguns dos principais provedores de Internet no sul do Brasil saíram do ar nesta quarta-feira (25) por conta de um rompimento dos cabos de fibra ótica na região. Usuários das operadoras GVT, TIM, Intelig, Vivo e Eletronet ficaram sem acesso à Internet e aos serviços de telefonia. O problema principal aconteceu no local onde são administradas estas conexões, em São Paulo.

Os principais afetados pela queda do sinal são usuários de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No entanto, em São Paulo também há reclamações de intermitência.

Problema está na conexão entre estados

Cabos que fazem a transmissão dos dados da cidade de São Paulo para Curitiba teriam se rompido, e as rotas alternativas, compartilhadas por outras empresas, também apresentaram problemas.

O que acontece é que operadoras de telecomunicações, como Vivo e TIM, utilizam a mesma estrutura e quando o sinal de uma delas cai é bem provável que isso se reflita nas outras. A GVT admitiu, em comunicado enviado à imprensa, que seus usuários estão com dificuldades de acesso e confirmou que o serviço foi afetado porque "três pontos da rede de longa distância que fazem a comunicação de dados para várias operadoras da região foram rompidos".

Nas redes sociais, clientes de todo o Brasil reclamam das redes

Nesta tarde, as palavras "TIM e VIVO" e "GVT" entraram nos Assuntos do Momento do Twitter. As reclamações dos usuários retratam a indisponibilidade dos serviços principalmente no Sul do país, mas também há notícias de instabilidade em outras cidades, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Fonte: Tech Tudo

Brasil é o sexto em ranking de países que mais enviam spam


Se você tem um spam em sua caixa de entrada de email, é muito provável que ela venha da Índia. Essa é a conclusão da última pesquisa divulgada pelo instituto Sophos, que liberou um ranking com os 12 países que mais repassam mensagens indevidas pela internet. O Brasil ocupa a sexta colocação.

Apesar de ser uma posição desagradável, a notícia é boa, já que nossa “produção” caiu quase 2% nos últimos três meses – o Brasil estava em quarto na pesquisa anterior. O novo líder é a Índia, que detém 9,3% dos spams mundiais e ultrapassou os Estados Unidos, que reduziu bastante o envio de lixo eletrônico.

O Sophos ainda disse que os maiores responsáveis por disseminar esses spams são computadores comprometidos por botnets, mas as redes sociais, como o Pinterest, também são um alvo crescente. Outra conclusão do estudo é que os spams de marketing estão diminuindo, mas as mensagens que espalham malwares e desejam roubar senhas e dados pessoais estão cada vez mais comuns na internet.

Fonte: TecMundo

terça-feira, 24 de abril de 2012

TRT-RN: Presidente Ronaldo Medeiros participa de reunião do Colégio de presidentes em Brasília


O presidente do TRT/RN encontra-se em Brasília, onde participa da segunda reunião ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), que acontece nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25/04, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

Dentre os assuntos, os presidentes e corregedores vão conhecer a experiência do TRT da 3ª Região na implantação do Sistema Integrado de Gestão Judiciária e Participação da 1ª instância na Administração da Justiça. A apresentação ficará a cargo do juiz Cléber Lúcio de Almeida, coordenador do projeto, conhecido pela sigla SINGESPA.

A pauta inclui ainda debates sobre a fixação do critério da antiguidade do Regional no rodízio das futuras indicações de desembargador presidente para integrar o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e critérios para promoção por merecimento de magistrados para o 2º Grau (EC 45/04). A divulgação de eventos como a 10ª Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho e o VI Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho está entre os temas a serem abordados na quarta-feira pela manhã.

Os membros do Coleprecor participam também do Seminário sobre Liberdade Sindical e os Novos Rumos do Sindicalismo no Brasil, evento organizado pelo TST, que acontece de quarta (25) até sexta-feira (27), com a mobilização de magistrados, procuradores, dirigentes sindicais, servidores, professores, estudantes e especialistas internacionais.

Ascom – TRT 21ª Região

TRT-RN realiza 1ª fase do VII Concurso para Juiz do Trabalho Substituto


O TRT potiguar realizou neste final de semana (21 e 22/4), a 1ª fase do VII Concurso para Juiz do Trabalho Substituto desta 21ª Região da Justiça do Trabalho. Concorreram nesta 1ª etapa do certame, que são as provas objetivas seletivas, 1.125 candidatos vindos de todas as regiões do país.

No primeiro dia, sábado (21/4), os candidatos responderam a questões relativas aos temas de Direito Individual e Coletivo do Trabalho; Direito Processual do Trabalho; Direito Empresarial e Direito Administrativo. No domingo (22/4), as provas versaram sobre Direito Constitucional; Direito Penal; Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito Previdenciário; Direito da Criança; e do Adolescente e Direito Internacional Comunitário.

O gabarito dessa primeira fase será publicado na quarta-feira (25/4) no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho e no site deste Regional.

Os candidatos aprovados estarão aptos a participarem da 2ª fase do concurso que constará das provas escritas: discursiva e prática de sentença.

Para o desembargador Ronaldo Medeiros presidente do TRT/RN e da Comissão do Concurso " estamos plenamente satisfeitos com realização desta fase. Tudo transcorreu como nós havíamos planejado, ou seja, dentro da normalidade e da organização necessárias à realização de um certame desse porte" destacou.

Ascom – TRT 21ª Região

segunda-feira, 23 de abril de 2012

TRT-RN: programa Justiça & Trabalho discute execução processual


O programa Justiça & Trabalho desta semana vai discutir quais soluções normativas podem auxiliar o andamento dos processos em fase de execução nas Varas do Trabalho do Poder Judiciário. Na entrevista, o juiz do trabalho Luciano Athayde Chaves fala sobre o tema e comenta aspectos necessários à otimização dos procedimentos da execução processual.

Ainda no programa, serão apresentados os preparativos do tribunal para a Semana Nacional de Execução que acontece de 11 a 15 de junho deste ano.

Produzido pela Assessoria de Comunicação Social e apresentado pelo jornalista Manassés Campos, o programa Justiça & Trabalho é veiculado nacionalmente pela TV Justiça, aos sábados (17h30), segundas (7h30) e pode ser visto pela Cabo-Telecom (canal 33), Direct TV (canal 209), Sky (canal 117) e Jet TV (canal 26).

Fonte: Ascom - TRT/21ª Região

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A Região do Seridó será destaque dia 26 de abril no programa Good News Rede TV


Amigos de Gilson Pé na Estrada Trilhas

Será exibida uma matéria no programa Good News que será exibido dia 26 de abril  quinta-feira as 22:30  com reprise no sábado as 22:30. O programa fala sobre o projeto Geoparque Seridó mostrando os principais geo-sítios, exaltando a beleza da região. O geo-turismo é uma atividade bastante conhecida na Europa e países  Asiáticos como a Malásia.

Os municípios de Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Acari, Currais Novos mostrarão os seus atrativos, não percam. 

Divulgue em seus murais, blogs e sites, o RN é rico em cultura, história, gastronomia e atrativos naturais. O Seridó é bonito de se ver. 

Pedimos aos blogueiros que divulguem a segunda chamada, nas redes sociais para os Carnaubenses ausentes e leitores. 

Fonte: Blog Voz do Povo


TRT-RN: Entre 2011 e 2012, 8ª Vara de Natal pagou R$ 4,3 milhões


A correição ordinária realizada pelo presidente e corregedor do TRT/RN, desembargador Ronaldo Medeiros, na 8ª Vara do Trabalho de Natal, revelou que, entre os meses de abril de 2011 e março de 2012, foram pagos aos reclamantes valores da ordem de R$ 4.313.157,04.

Um total de R$ 1.555.712,28 decorrente de execuções e mais R$ 2.757.444,76 por meio de acordos. Durante esse período, a Vara recolheu R$ 813.359,04 para os cofres da Previdência Social e mais R$ 29.794,96 para a Receita Federal a título de imposto de renda. Em custas processuais, a 8ª Vara arrecadou R$ 698.777,14 aos cofres públicos.

Os trabalhos de correição constataram, também, que durante todo o ano de 2011, tramitaram 3.389 processos na 8ª VT de Natal. Até fevereiro deste ano, foram contabilizados um total de 3.540 ações em andamento.

Em 2011, foram solucionados 1.523 processos na fase de conhecimento, restando, ainda, 717 à espera de solução. No início de 2012, havia 954 processos em tramitação na Vara e, deles, 194 foram solucionados.

EXECUÇÃO – Dentre os 1.828 processos que se encontravam na fase de execução, durante 2011, 426 foram encerrados. No período de janeiro a fevereiro de 2012, a Vara registrou 1.447 processos em fase de execução. Nesse bimestre, foram concluídas 34 execuções.

Um total de 166 novas execuções previdenciárias foram iniciadas em 2011, enquanto 146 foram iniciadas pelos servidores da 8ª Vara de Natal. Agora, entre janeiro e fevereiro, foram encerradas 57 execuções previdenciárias, de um total de 468 processos, e foram iniciadas outras 35 execuções.

Entre as metas do CNJ para 2011, a 8ª Vara do Trabalho de Natal não cumpriu a de nº 3 que determina às varas “julgar quantidade igual a de processos de conhecimento distribuídos em 2011 e parcela do estoque, com acompanhamento mensal”.

Para 2012, a 8ª vara deve cumprir três metas: duas metas gerais e uma exclusiva da Justiça do Trabalho.

A Meta Geral nº 1 prevê o julgamento de mais processos de conhecimento do que os distribuídos em 2012 e a nº 2 recomenda o julgamento, até 31/12/2012, de pelo menos 80% dos processos distribuídos em 2008 na Justiça do Trabalho.

Por último, a Meta da Justiça do Trabalho nº 17 prevê um aumento em 10% o quantitativo de execuções encerradas em relação a 2011.

A 8ª Vara do Trabalho de Natal é presidida pelo juiz do trabalho Bento Herculano Duarte Neto, que tem como substituta a juíza Fátima Christiane Gomes de Oliveira.

Ascom – TRT 21ª Região

Emenda de José Adécio (DEM) garante pavimentação de ruas do Bairro Santa Rita


Deputado José Adécio participando de entrega 
de casas em Carnaúba dos Dantas. no dia 11/12/2011
O prefeito Alexandre Dantas de Medeiros (Boboca) acabou de anunciar a liberação da primeira parcela do Convênio nº 004/2012, no valor de R$ 133.038,97 (cento e trinta e três mil, trinta e oito reais e noventa e sete centavos), sendo R$ 100 mil do Governo do Estado e R$ 33.038,97 de contrapartida da Prefeitura Municipal, celebrado entre o Governo do Estado/Secretaria de Infra Estrutura e a Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas.
Prefeito assina convênio sob o olhar do coordenador da SIN Dr. Arimatéia

Os recursos foram garantidos através de Emenda do Deputado José Adécio (DEM) e agora liberada pela governadora Rosalba Ciarlini.

Serão pavimentadas três ruas lá do Conjunto Santa Rita: Rua Iria Maria de Azevêdo, Manoel Clementino de Araújo e Joaquim Martins.

Assinaram o convênio pelo governo do estado a Governadora Rosalba Ciarlini e Kátia Maria Cardoso Pinto (secretária de Infra Estrutura) e pelo município, o prefeito Alexandre Dantas de Medeiros.

"Não posso deixar de reconhecer o esforço do deputado José Adécio (DEM) em garantir essa emenda para o nosso município e, dessa forma agradecer a ele e a governadora Rosalba Ciarlini pela sua liberação financeira para então darmos início a mais uma obra da nossa administração" destacou o prefeito Alexandre Dantas.

A primeira parcela do convênio já está na conta da prefeitura municipal e tão logo seja feita a licitação a obra será imediatamente iniciada.

EXTRATO DO CONVÊNIO N° 004/2012-SIN
CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, REPRESENTADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA INFRA-ESTRUTURA - SIN E O MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN, - Processo n° 280310/2011-9/SIN – ObjetoO presente convênio tem por objeto a colaboração de Recursos Financeiros da Concedente a Convenente, com o fim de somar esforços na realização nos serviços de DRENAGEM SUPERFICIAL E PAVIMENTAÇÃO DAS RUAS: TRECHO DA RUA IRIA MARIA DE AZEVEDO, RUA MANOEL CLEMENTINO DE ARAÚJO E RUA JOAQUIM MARTINS, LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN, conforme especificações nos Projetos e no Plano de Trabalho, que integram o presente instrumento para todos os seus jurídicos e legais efeitos.  Valor: O valor global do presente Convênio é R$ 133.038,97 (cento e trinta e três mil, trinta e oito reais e noventa e sete centavos), sendo R$ 100.000,00 (cem mil reais) à participação financeira da Concedente, e o valor de R$ 33.038,97 (trinta e três mil, trinta e oito reais e noventa e sete centavos), equivalente à contrapartida do Convenente, destinados à execução total das obras constantes no objeto deste instrumento. - Dotação OrçamentáriaDA CONCEDENTE: a seguinte Dotação Orçamentária: 25.131.26. 782. 2501. 19750 – Construção e Restauração de Pavimentação e de Rede de Drenagem de Águas Pluviais - Região 0015 – Fonte 100 - Elemento de Despesa: 444042 – Auxíliosno valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), sendo a 1ª e 2ª parcela no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) e a 3ª parcela no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais). Prazo: O presente Convênio tem validade por 07 (sete) meses, a partir do ato da liberação dos recursos (ALR), podendo ser prorrogado, de comum acordo, conforme a Lei 8666/93 e suas alterações e/ou de “De Ofício”, conforme a Instrução Normativa STM/MF nº 01 de 15 de janeiro de 1997, DOU de 31-01-1997 – Capítulo II – Da Formalização, Artigo 7º, Inciso IV e terá validade após publicação pela Concedente, em extrato no Diário Oficial do Estado e registro na Controladoria Geral do Estado. - Fundamento Legal: Lei n° 8666/93 e suas alterações posteriores - Vigência: a partir de sua assinatura - Validade: com a publicação no Diário Oficial e registro na CONTROL.

Natal, 30 de março de 2012.

ROSALBA CIARLINI ROSADO
GOVERNADORA DO ESTADO DO RN
KÁTIA MARIA CARDOSO PINTO
SECRETÁRIA DE ESTADO/SIN
ALEXANDRE DANTAS DE MEDEIROS
PREFEITO MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN

Reportagem e foto: Tota de Aristóteles

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Carnaúba dos Dantas criou Coordenação Municipal de Defesa Civil


sede da prefeitura municipal

A imprensa tem noticiado que a maioria dos municípios (78%) do Rio Grande do Norte ainda não dispõem da Coordenação Municipal de Defesa Civil e, exatamente por isso, não poderão receber recursos provenientes de verbas emergenciais destinadas pelos governos, em razão da seca que já assola grande parte do Nordeste.

No entanto, o município de Carnaúba dos Dantas é um dos poucos do estado que já tem sua Coordenadoria Municipal de Defesa Civil criada, conforme Lei Municipal nº 762, de 14 de março de 2012, devidamente regulamentada através do Decreto nº 002/2012, de 21 de março de 2012.

A citada coordenadoria é formada por: 

Coordenadora/Conselho Municipal: Jailma dos Santos de Medeiros; 
1. Secretária: Rayane Damiana Soares de Araújo; 
2. Setor Técnico: Dorgival Antônio de Souza (EMATER) e Carlos Ronan Dantas (Secretário de Finanças); 
3. Setor Operativo: Robson Dantas de Medeiros (Secretaria de Obras).

O Conselho Municipal de Defesa é composto pelos seguintes órgãos: 

1. Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; 
2. Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Transportes Públicos; 
3. Poder Legislativo; 
4. Associação de Desenvolvimento Comunitário de Carnaúba dos Dantas e;
5. Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

No próximo dia 23 de abril (segunda-feira), o prefeito Alexandre Dantas de Medeiros juntamente com a Coordenadora Municipal de Defesa Civil Jailma dos Santos de Medeiros estarão participando de uma reunião com a Coordenação Estadual de Defesa Civil em Natal onde serão repassadas importantes orientações aos municípios.

Reportagem: Tota de Aristóteles

Prefeito anuncia a construção de mais 40 unidades habitacionais em Carnaúba dos Dantas


Família beneficiada pelo Programa Minha Casa, Minha Vida - Carnaúba dos Dantas

Mais 40 unidades habitacionais serão construídas em Carnaúba dos Dantas, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, em parceria com a prefeitura municipal, administração "O Governo é do Povo!", foi isso que acabou de anunciar o prefeito Alexandre Dantas de Medeiros (Boboca).

A assinatura do protocolo de intenções foi feita em Brasília pelo prefeito e pelo Ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro, e a construção das casas será iniciada ainda este ano.

"A nossa luta de trazer benefícios para Carnaúba dos Dantas vai continuar sempre e essas casas vão ajudar a diminuir o déficit habitacional do município", destacou feliz o prefeito Alexandre Dantas (Boboca).

As novas casas serão construídas lá no Conjunto Seu Anísio.

Foto e reportagem: Tota de Aristóteles

Ele chegou: Jornal Daqui.


O Jornal Daqui, vem com a idéia de ser um jornal criativo, sempre inovando em notícias do Seridó, que vão levar ao leitor notícias sobre diversos temas.

Venho com a proposta de valorizar as nossas raízes, e também nossa cultura, arte e música de Carnaúba dos Dantas-RN.

Este jornal vem com um conteúdo onde o leitor, vai ter notícias de todo tipo, por exemplo: esporte, saúde, cultura, arte, música e etc.

O Jornal vai ter uma área para colunistas que vão ser escolhidos, e será montada uma equipe para o jornal.

Fonte: Jornal Daqui

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Celulares com visão de raios X podem ser realidade


Parece um poder do Super-Homem, mas ver através de paredes é uma tecnologia dos filmes e histórias e quadrinhos que não está tão longe assim da realidade. Cientistas da Universidade de Dallas estão trabalhando em um chip que tornaria smartphones capazes de enxergar o que se passa do outro lado de paredes, árvores e materiais de plástico ou papel.

O sensor combina duas inovações. A primeira é apostar em um espectro eletromagnético ainda não utilizado em aparelhos e uma nova tecnologia de microchips, responsáveis por formar uma imagem sem a necessidade de lentes adicionais. A chamada área dos terahertz, responsável por atravessar os sólidos, seria cheia de potencial não só em eletrônicos, mas em aplicações médicas.

Já a segunda é utilizar a tecnologia de sensores CMOS (Complementary Metal-Oxide Semiconductor), bastante utilizados em câmeras fotográficas, para fabricar os microchips. A combinação dessas tecnologias tornaria possível ver através de materiais, mas os cientistas ainda esbarram na questão da privacidade – os dispositivos só poderiam fazer uso dessa habilidade em uma distância máxima de quatro polegadas.

As aplicações na ciência não têm nada a ver com espiar o que o vizinho está fazendo: a previsão é de que os celulares possam detectar falhas internas em estruturas, lesões internas em pacientes e o conteúdo de pacotes suspeitos, por exemplo. De acordo com o ScienceDaily, entretanto, a tecnologia ainda deve demorar vários anos para apresentar novidades concretas e chegar ao consumidor.

Do TecMundo

Falar sozinho deixa você mais inteligente


Uma boa notícia para quem costuma travar diálogos longos e complexos entre si mesmo: isso não significa que você está ficando louco – mas essas conversas solitárias podem aumentar sua inteligência, já que aceleram o lado cognitivo do cérebro.

A pesquisa que chegou a essa conclusão foi conduzida por dois psicólogos que estavam intrigados com as pessoas que procuravam itens no supermercado sussurrando o nome dos alimentos. Para comprovar que isso ajudava na busca, eles fizeram um teste bastante simples.

Em uma das dinâmicas, eles precisavam encontrar a foto de um objeto específico em meio a várias outras. Alguns voluntários precisavam fazer isso em silêncio – e eles levaram mais tempo para acabar a tarefa do que os que eram autorizados a falar o nome da figura.

Na segunda atividade, um site de compras online foi usado em um experimento similar – e quem falava os produtos pedidos para serem procurados eram bem mais velozes na busca, mas apenas se eles conheciam o nome do objeto.

Do TecMundo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...